TRABALHO: Elster – Motivação: irracionalidade e desinteresse.

Trabalho.

Muito antes da neurociência o ter demonstrado, Jon Elster, professor emérito da Universidade de Columbia e do Collège de France, havia assinalado que o ser humano “racional e interessado” é uma figura imaginária, produzida pelo Iluminismo.

Apesar disso, é na intenção deste ser ficcional que continuam a se dirigir os esforços de motivação para o trabalho. Persiste a prática porque os truques de catequese funcionam por algum tempo. Ou parecem funcionar, já que a farsa e a hipocrisia são parte do instrumental de sobrevivência no emprego. 

No polo oposto aos esforços para motivar, os esforços para mobilizar se concentram na elevação do espírito e na segurança proporcionada pelo trabalho. Não buscam o aliciamento, mas conscientização. É por tomar o ser humano como irracional e desinteressado que a mobilização obtém resultados mais sólidos e consistentes do que a motivação. Mas quase não se pratica.

Explica-se: a mobilização requer clareza de propósitos, convicção do agente mobilizador, conhecimento da realidade psicossocial em que se atua, poder de persuasão e capacidade de inspirar.

Infelizmente, as pessoas com estas faculdades são raras, e os processos de mobilização para o trabalho caros e lentos. Daí que sejam relegados em favor das artimanhas da motivação ou, o que é pior, dos procedimentos de feitoria castrense, que desde sempre marcam a indução pelo terror.

UTILIZE E CITE A FONTE.
Elster, Jon (1984) Ulysses and the Sirens: Studies in Rationality and Irrationality. Cambridge. Cambridge University Press
Elster, Jon (ed.) (1986) The multiple of self. Cambridge. Cambridge University Press.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s