A obra prima de Aldous Huxley, Brave New World, muitas vezes comparada ao livro 1984, de George Orwell, sustenta uma tese inversa a desse. Para Huxley, o poder totalitário não se estabelece pela força, mas devido à capacidade anestesiante do conforto físico e à atração tranquilizadora dos alucinógenos.
O mesmo entorpecimento, tema que Huxley desenvolveu posteriormente no ensaio Regresso ao Admirável Mundo Novo, é fundante da doutrina contemporânea de gestão de pessoas. Tal como na ficção, é o mito da segurança e a inebriante fantasia de pertencer à comunidade técnico-assistida que alicerçam o conformismo da era digital.
Não são as normas e a pressão por resultados que dão vida ao admirável mundo novo das corporações. É o deslumbramento, que ecoa o panis et circens dos césares e avança a ponto de consagrar a nolição intelectual, isto é, a esquizofrenia que toma a recusa de saber como sabedoria prática.
Huxley, Aldous Leonard (2014). Admirável mundo novo. Tradução de Vidal de Oliveira. Rio de Janeiro. Biblioteca Azul
Huxley, Aldous Leonard (2000). Regresso ao admirável mundo novo. Tradução de Eduardo Nunes Fonseca. Belo Horizonte. Itatiaia
Orwell, George (2009) 1984. Tradução de Heloisa Jahn e Alexandre Hubner. São Paulo. Cia das Letras
Pós-Doutor pela Médiation Culturelle, Université de Paris. Doutor em Ciência da Engenharia, COPPE – UFRJ. Mestre em Filosofia, IFCS – UFRJ. Bacharel em Administração, EBAP/FGV. Estudos complementares no Brasil e na Alemanha – Deutsche Stiftung für internationale Entwicklung.
Professor Titular – Fundação Getulio Vargas
Senior Researcher – University of Maryland, College Park. Professor Visitante – Université Paris III, Sorbonne Nouvelle
Professor Visitante ESCP-EAP – European School of Management
Professor Visitante – Université de Lilly
Consultor de agências internacionais (Nações Unidas, OEA, UNESCO, OMS, BID), empresas e organizações governamentais, no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela).
ÁREAS DE INTERESSE
Organizações e Trabalho
Modelagem de Projetos
Ética nas Organizações
Métodos de Pesquisa
Ver todos os posts por Hermano Roberto Thiry-Cherques