A divisão idílica do trabalho.

Trabalho.

As estruturas de gerenciamento em conclave são ineficientes. Por duas razões. A primeira é que o choque de personalidades incita ao debate estéril. A segunda, é que o distanciamento entre o corpo diretivo e as pessoas na base operacional produz uma conversa de surdos.

Idealizações, como a dos falanstérios, nunca saíram do papel. Experiências reais, como a dos sovietes, fracassaram porque a aridez das discussões foi substituída pelo silêncio constrangido da ignorância recíproca. O controle exercido por integrantes externos à produção, os famigerados comissários, fez com que os trabalhadores padecessem situações absurdas, impostas coercitivamente pela burocracia do Estado. 

Por maiores razões naufragam os sistemas de gestão coletiva imersos na economia de mercado. A ideia de que as tarefas árduas e desinteressantes possam ser divididas de modo que ninguém as exerça a não ser em dedicação parcial, de forma rotativa e voluntária, é incompatível com o capitalismo. Se os trabalhos indesejáveis fossem melhor remunerados a coisa poderia funcionar. Mas isto requereria uma inversão absoluta de um regime no qual os assalariados-escravos exercem as tarefas mais penosas e desagradáveis sem a devida recompensa. Exceções, como a dos poucos kibutzim que sobrevivem, se devem a motivos ideológicos e afetivos de resistência ao sistema.

Não há solução equânime e racional para a divisão fixa do trabalho nos regimes de produção em vigor.

Uma repartição justa arruinaria os privilégios que os alicerçam.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2015 – A divisão idílica do trabalho. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2020/09/02/trabalho-a-divisao-idilica-do-trabalho/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s