A hipótese fundamental do behaviorismo é de que o espírito é uma entidade distinta do corpo. Um fantasma na máquina, no dizer de Gilbert Ryle.
A tese-chave é de que os estados da mente são construções lógicas, que decorrem dos eventos humanos como os números decorrem de classes abstratas. O corolário é que os únicos dados identificáveis da consciência são os comportamentais.
Hilary Putman, filósofo como Ryle, destruiu esta tese com uma penada. Perguntou o que se concluiria sobre o espírito em uma sociedade estoica, na qual, como ocorreu em Esparta, a manifestação das sensações e das emoções é execrada.
Como não se pode reunir os elementos psíquicos comuns à Arquimedes correndo nu pelas ruas, ao vazio relatado por Einstein ou à perplexidade por Fleming ao, respectivamente, descobrirem a lei do empuxo, a equação da relatividade e a penicilina, os behavioristas se autodeclaram não especulativos. Quer isto significar que só se pronunciam e esclarecem sobre comportamentos posteriores ao momento heurístico.
A doutrina behavior nega cientificidade a qualquer registro sobre a conduta enquanto conduta presente. Constitui uma teorética e uma postura analítica que anulam qualquer possibilidade de entendimento do ato heurístico como tal.
Putnam, Hilary (1965). Brains and Behavior. In, R. J. Butler (ed.) Analytical Philosophy. Oxford. Blackwell.
Pós-Doutor pela Médiation Culturelle, Université de Paris. Doutor em Ciência da Engenharia, COPPE – UFRJ. Mestre em Filosofia, IFCS – UFRJ. Bacharel em Administração, EBAP/FGV. Estudos complementares no Brasil e na Alemanha – Deutsche Stiftung für internationale Entwicklung.
Professor Titular – Fundação Getulio Vargas
Senior Researcher – University of Maryland, College Park. Professor Visitante – Université Paris III, Sorbonne Nouvelle
Professor Visitante ESCP-EAP – European School of Management
Professor Visitante – Université de Lilly
Consultor de agências internacionais (Nações Unidas, OEA, UNESCO, OMS, BID), empresas e organizações governamentais, no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela).
ÁREAS DE INTERESSE
Organizações e Trabalho
Modelagem de Projetos
Ética nas Organizações
Métodos de Pesquisa
Ver todos os posts por Hermano Roberto Thiry-Cherques