A heurística behavior – o fantasma na máquina.

Epistemologia

A hipótese fundamental do behaviorismo é de que o espírito é uma entidade distinta do corpo. Um fantasma na máquina, no dizer de Gilbert Ryle.

A tese-chave é de que os estados da mente são construções lógicas, que decorrem dos eventos humanos como os números decorrem de classes abstratas. O corolário é que os únicos dados identificáveis da consciência são os comportamentais.

Hilary Putman, filósofo como Ryle, destruiu esta tese com uma penada. Perguntou o que se concluiria sobre o espírito em uma sociedade estoica, na qual, como ocorreu em Esparta, a manifestação das sensações e das emoções é execrada.

Como não se pode reunir os elementos psíquicos comuns à Arquimedes correndo nu pelas ruas, ao vazio relatado por Einstein ou à perplexidade por Fleming ao, respectivamente,  descobrirem a lei do empuxo, a equação da relatividade e a penicilina, os behavioristas se autodeclaram não especulativos. Quer isto significar que só se pronunciam e esclarecem sobre comportamentos posteriores ao momento heurístico.

A doutrina behavior nega cientificidade a qualquer registro sobre a conduta enquanto conduta presente. Constitui uma teorética e uma postura analítica que anulam qualquer possibilidade de entendimento do ato heurístico como tal.

 

Putnam, Hilary (1965). Brains and Behavior. In, R. J. Butler (ed.) Analytical Philosophy. Oxford. Blackwell.

Ryle, Gilbert (2018). The Concept of Mind. eBook Kindle. https://www.amazon.com.br

Skinner, Burrhus Frederic (1974). About Behaviorism. London. Jonathan Cape.

UTILIZE E CITE A FONTE.

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2020 – O tempo e o lugar do ato heurístico. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2020/09/30/a-heuristica-behavior-o-fantasma-na-maquina/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s