Delfos: conhece-te a ti mesmo.

Trabalho.

As escolhas que antecedem a vida profissional requerem, como toda a antecipação, um quantum de fantasia. Requerem conceber como será o mundo, como será a economia, como serão as organizações, como seremos nós no futuro. Requerem o impossível: que se possa imaginar objetivamente.

É por falta de imaginação que a maioria se ajusta à entidades semelhantes a colmeias, a alcateias ou a revoadas migratórias. É por falta de objetividade que se amoldam a essas configurações, pois nós, humanos, não somos como abelhas, lobos ou marrecos.

À diferença dos animais, o ser humano não tem instintos fixos. Têm pulsões, desejos e sentimentos. Os relatos sobre os “infans”, crianças abandonadas antes da fala que lograram sobreviver isolados, demonstram que a ideia de que a natureza humana repousa sobre estruturas invariáveis é equívoca.

Somos únicos no tempo e na circunstância. Somos diferentes, inclusive daquilo que fomos e daquilo que seremos. Por isso, os melhores e mais aptos das novas gerações logo se dão conta de que devem encontrar um lugar na economia e na sociedade estudando a si mesmos. Que devem inventar um emprego, uma forma de inscrever suas habilidades e interesses em um futuro absolutamente incerto e, logicamente, desconhecido.

Gnothi seauton, conhece-te a ti mesmo. A epígrafe do templo de Delfos diz que que devemos perceber com clareza o que queremos pedir aos deuses. Não é uma norma de conduta, mas uma forma de lapidar o próprio destino.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2015 – A divisão idílica do trabalho. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar https://hermanoprojetos.com/2020/10/14/delfos-conhece-te-a-ti-mesmo/

 

REFERÊNCIAS:
Cf.  Chomsky, Noan (2004). Notas sobre o anarquismo. Tradução de Felipe Corrêa, Bruna Mantese, Rodrigo Rosa, Pablo Ortellado. São Paulo. Sedição Editorial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s