O aporte analítico.

Epistemologia

Catrin Welz-Stein

Denomina-se “analítica” a corrente filosófica que tem como alicerces o distanciamento do historicismo, a utilização de instrumental lógico-linguístico e o foco no conteúdo das teses e proposições.

A filosofia analítica nega que haja procedimentos exclusivos da razão lógica, que haja algo como sendo “a” filosofia. Considera legítimos todos os processos que sirvam para estender o corpus dos conhecimentos. Não possui métodos rígidos. Sua epistemologia se distingue pela preocupação em ser clara.

Os filósofos que abraçam o modo analítico de reflexão se dedicam à explicar o cotidiano e as noções da opinião corrente, a expor os argumentos que se aceita e os que se rejeita, a manifestar o critério de aceitação e de rejeição de forma inteligível a todos.

A crítica que procedem requer a compreensão das circunstâncias e dos grandes problemas contemporâneos. Não emprestam maior atenção a detalhes históricos ou procedurais. Tratam todas as matérias no espaço do pensamento racional (espaço lógico), sem limitações de escolas e formas de pensar.

No que tange à heurística, os filósofos analíticos detêm o mérito de denunciar a erudição que se funda em mera comodidade classificatória. Não menor é a virtude de terem estabelecido que o jargão e o obscuro violam as normas elementares de respeito mútuo entre os seres pensantes.

Os mentores da filosofia analítica que mais contribuíram para o entendimento da descoberta e da invenção foram: Gottlob Frege, precursor, Ludwig Wittgenstein, considerado o pai dessa forma de pensar e os positivistas lógicos Willard Van Orman Quine e Karl Popper.
br>

UTILIZE E CITE A FONTE.

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2020 – O aporte analítico. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar https://hermanoprojetos.com/2020/12/02/o-aporte-analitico/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s