Ética.

O que governa a vida em comum são os conceitos éticos densos, aqueles que são guiados pelo mundo e, simultaneamente, guias de ação no mundo.
A observação é de Bernard Williams, que expôs a fratura entre os corpöra teóricos e o mundo real.
Os conceitos densos, como o de “fidelidade”, são práticos. Os conceitos rarefeitos, como o de “justo”, abstraem a realidade concreta. São inúteis para harmonizar a vida social. Não existe meio de convencer uma coletividade a agir de acordo com uma razão puramente teórica. Por isso, os filósofos se limitam à refinar, adaptar e defender doutrinas ou, simplesmente, criticar as ideias alheias.
De fato, os acadêmicos parecem andar em círculos. Não contribuem para a atenuação das dificuldades de convívio entre pessoas, grupos e instituições. O déficit de aplicabilidade dos esquemas teóricos de argumentação os tornam cada vez mais apartados de problemas como o do meio ambiente, o dos migrantes, a da propaganda enganosa, o dos fundamentalismos, o da privacidade.
Ainda que Williams não tenha dito, é lógico pensar a partir do que constatou que a coabitação na diferença é a alternativa cabível para a harmonização dos sentimentos e emoções da vida substantiva. Quanto às teorias éticas, seu valor reside em nos ajudar a ter confiança no nosso ponto de vista. E isto é tudo.
UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2020 – Pluralismo – Williams – A moral rarefeita. – A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – https://hermanoprojetos.com/2020/12/09/williams-a-moral-rarefeita/
REFERÊNCIAS:
Williams, Bernard (2005) Moral, uma introdução à ética Tradução de Remo Mannarino Filho. São Paulo. Martins Fontes
Williams, Bernard (1995) Making Sense of Humanity: and other philosophical papers 1982–1993. Cambridge. Cambridge University Press.