Reilly – should culture.

Trabalho.

William J. Reilly (1899-1970) observou que a carreira de um empregado muitas vezes é como a do sapo em uma panela de água posta no fogo. À proporção em que a água esquenta, o sapo se sente primeiro confortável, depois inquieto, por fim preocupado. Mas não o suficiente para pular fora. Os seus sentidos adormecem e ele é cozido até a morte.

O ponto de Reilly, economista e filósofo americano, é o do ardil que denomina de “should culture”: o cumprimento de obrigações convencionais que não têm sentido psíquico ou intelectual. Ao fazer o que se espera que se faça, a maioria dos trabalhadores é como o sapo na panela: abdica de procurar uma ocupação que lhe permita gerar algo de valor para si e para os outros.

As alegações para a renúncia de uma existência mais nobre são: i) falta de tempo; ii) não ter dinheiro; iii) a pressão dos compromissos sociais.

Mas esses argumentos são falaciosos. Primeiro porque todos temos a mesma quantidade de tempo para utilizar a cada dia. O problema é decidir o que fazer e não se desperdiçar. Segundo, porque o estudo das biografias dos que obtiveram sucesso mostra que o dinheiro veio depois da realização profissional. Por último, porque a interferência dos “outros” (amigos, família, comunidade), deriva das suas (deles) expectativas, isto é, a da vivência e dos sonhos alheios.

Uma vida humana não é um dever a ser cumprido. É certo que as pressões por tempo, dinheiro e inclusão social são reais. Mas, à diferença do sapo de Reilly, temos a possibilidade de saltar da panela antes de vermos nossa existência se consumir em nada.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2020 – Reilly – should culture. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar https://hermanoprojetos.com/2020/12/16/reilly-should-culture/

 

REFERÊNCIAS:
Reilly, Willian J. (1949) How to avoid work. New York.  Harper & Brothers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s