Heurística – O caleidoscópio de Young.

Epistemologia

James Webb Young (EUA, 1886-1973), publicitário, concebeu uma estratégia de promoção da inventividade baseada em relações disparatadas.

A premissa maior do argumento é a da consciência como máquina que forma padrões em uma permanente campanha de impor ordem ao caos. A menor, é a de que processos controlados de ruptura da ordem favorecem a inovação.

A produção de ideias compreenderia cinco itens: i) coleta de material bruto, ii) busca de associações infrequentes; iii) uso da intuição; iv) espera pelo advento da ideia; v) submissão à crítica.

As recomendações são da que a matéria prima arrecadada inclua todos os campos imagináveis e que compreenda uma dieta informacional de anotação de dados curiosos e excêntricos. A digestão desse material deve obedecer à dinâmica do caleidoscópio, que girado, mostra figuras geométricas sempre díspares. A identificação das combinações deve ser a mais intuitiva, não se fixando em um sentido ou em um objetivo antecipado. Caso o processo estanque, deve-se deixá-lo repousar, não retornando ao tema sem que se tenha feito outra atividade. Uma vez encontrada uma ideia promissora, é preciso adaptá-la às necessidades e oportunidades do mundo real. O último passo, que Young denomina de “o dia seguinte”, consiste em entregar a ideia à crítica.

O cerne do argumento é o de que um conceito novo deriva sempre de uma forma não habitual de ligar fatos, ocorrências e ideias pré-existentes. A descoberta e a invenção dependeriam do exercício sistemático da capacidade combinatória e da faculdade de enxergar relações inusitadas.

A estratégia tem raiz vivencial, não científica. Mas a pergunta a ser feita é: ela funciona? Não são poucos os que informam que sim.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Heurística – O caleidoscópio de Young. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/01/20/heuristica-o-caleidoscopio-de-young/
REFERÊNCIAS:
Young, James Webb (2009). A technique for producing ideas. Kindle Edition. Walking Lion Press.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s