O método rococó.

Epistemologia

Eu acho porque acho; os argumentos eu arranjo depois”.

A sentença, de Millôr Fernandes, traduz bem as alegações que procuram justificar a transposição dos métodos das ciências da natureza para as ciências psicossociais. Uma bizarrice que não encontra apoio na razão, vez que as perguntas formuladas pelos dois campos são diversas. A questão da natureza – “como alguma coisa se torna alguma coisa?” -, é inteiramente distinta do problema da vida social: “como alguma coisa vale alguma coisa?”.

A tentação de formar teorias prematuras sobre dados insuficientes é o veneno da nossa profissão”.

A sentença, essa de Sherlock Holmes, tal como frase a do Millôr, se aplica à variedade dos procedimentos epistemológicos no campo sócio humano. Métodos cognitivos obsoletos, que não consideram que há muito a ciência deixou de arguir como se chega a uma conclusão; que a ciência se interessa sobre o ponto de partida para se entender um campo, um tema, um objeto.

Ao recusar levar em conta o isolado, o díspar e o singular; ao se dirigir à irrealidade de um mundo coerente e mensurável, a produção acadêmica dos saberes sócio humanos assumiu o estilo adulatório, afetado e frívolo que aí está. Oscila alegremente no ritmo e nas cores de uma moda finada há dois séculos. A Rococó.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – O método rococó. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar https://hermanoprojetos.com/2021/02/10/o-metodo-rococo/
REFERÊNCIAS:
Doyle, Arthur Conan (2015) Obra completa. Tradução de Louisa Ibañez, Branca de Villa-Flor, et al. São Paulo. HarperCollins Brasil.
Millôr Fernandes (2006). Revista Língua Portuguesa. Ano III, nº 14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s