Heidegger: benéfica pandemia.

Notas.

O ser humano pensante desenvolve três disposições negativas: a do tédio, a da angústia e a do medo. As quadras de cisalhamento, como a da pandemia, agudizam os efeitos dessas disposições.

O tédio ocorre quando sentimos que o tempo passa porque não quer passar. No tédio não podemos controlar a sensação de que a vida escoa, não podemos dar-lhe um sentido. Entediados, confrontamos com o vazio, com a beira do abismo que nos faz recuar e procurar dentro de nós a salvação.

A angústia vem de que, confinados à vulgaridade cotidiana, tomamos consciência da nossa insignificância. Sentimos profundamente que a existência aponta para o nada, para a morte. A angústia não tem um objeto determinado ao qual possa ser remontada. Torna sem importância ou apelo mundo circundante. O efeito da angústia, no entanto, é positivo. Desperta-nos para a responsabilidade das escolhas da vida. Projeta na direção das possibilidades essenciais e realistas. Dissipa as possibilidades acessórias e fantasistas.

O nosso encontro conosco mesmos e a consciência de que vamos, inapelavelmente, morrer, despertam para o essencial da nossa existência. O que, em um primeiro momento, provoca um medo terrível de não-ser. Asfixiados pelo tédio, pela angústia e pelo medo, caminhamos por uma trilha que se bifurca. De um lado, há a existência vegetativa. De outro, a produção de um ente que ainda tem tempo – e sempre é tempo – de se assenhorar do seu destino: de dar sentido à própria vida.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
Cherques, Hermano Roberto Thiry. (2021). Heidegger – método de pensamento. Kindle edition.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s