Kafka – Carta aos tiranos em defesa do convívio na diversidade.

Ética.

A Carta que Franz Kafka, já adulto, escreveu ao Pai trata de dois temas: o da dominação psíquica e o da impossibilidade de a corrigir.

O Pai, análogo de toda autoridade, incluindo a divina, dita normas que ele mesmo não cumpre. Regras injustificáveis, tenebrosas, impossíveis de serem seguidas.

O Filho, apesar do medo e da sujeição à autoridade, sente uma culpa injustificada em não cumprir as normas paternas. Mas não pode responsabilizar o pai, porque é da natureza da autoridade ditar regras. Razoáveis ou não.

Ambos, escreve Kafka, estão muito velhos para mudar. O que pede é que, admitindo isto, possam encontrar um modo de conviver em paz. Em vão. No íntimo, Franz sabe que o Sr. Hermann não o entenderá.

O autoritarismo é incorrigível. Durante o breve transcurso de uma existência, a pessoa ou grupo que, por qualquer meio, governa um consórcio humano tende a se colocar acima dos outros, a impor suas convicções sem atentar para a pluralidade das diferenças naturais e culturais dos indivíduos.

No mundo efetivo, toda autoridade é sempre convidada por engano. É desnecessária, como acontece com o agrimensor de O Castelo. Daí que seja da sua natureza buscar com insistência um sentido para si e para as instituições que a sustentam. Um sentido que não há, como sabia Kafka, que morreu sem que a Carta tivesse sido enviada.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Kafka – Carta aos tiranos em defesa do convívio na diversidade. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar https://hermanoprojetos.com/2021/03/17/kafka-carta-aos-tiranos-em-defesa-do-convivio-na-diversidade
 
 
REFERÊNCIAS:
 
Camus, Albert (2008). O Mito de Sísifo. Tradução de Urbano Tavares Rodrigues e Ana de Freitas.  São Paulo. Record.
Kafka, Franz (2004). Carta ao Pai. Tradução, organização, prefácio, glossário e notas de Marcelo Backes. São Paulo. L&PM Pocket
Kafka, Franz (2008) O Castelo. Tradução de Modesto Carone. São Paulo. Cia das Letras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s