Trabalho raso – a fagocitose do novo.

Trabalho.

3274-3275

O que significa o “trabalhador informado” para as corporações? Significa que é alguém que conhece fatos e dados e que sabe o que deve fazer. Não significa que está esclarecido sobre a razão do que acontece, nem sobre o porquê daquilo que faz.

O juízo de Walter Benjamin sobre a modernidade: “experiência da pobreza, pobreza da experiência” descreve com precisão a atividade profissional contemporânea, na qual a miséria do espírito é potencializada pela redundância, seja no modo iterativo (o mesmo conteúdo de outra forma), de replicação (a cópia oriunda de várias origens), ou de refluxo (o retorno ao agente gerador).

O trabalho intelectual deixou a cena. A Web captura, estoca e distribui o que antes era processado por seres humanos. A consequência para o trabalhador é a incapacidade de filtragem, a fadiga mental e a perda do significado das coisas. Um somatório que leva à desconexão com a vida supra econômica.

Para as corporações públicas e privadas serve unicamente o que tem “valor de novidade”, o que é útil aqui e agora. O fluxo alucinante de informações elude a possibilidade de conversão da experiência em vivência. Pressionado à vida rasa, o ser humano habitua-se à fagocitar o novo. Renuncia a nutrir o espírito, que sem uso, entorpece e estiola.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Trabalho raso – a fagocitose do novo. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/05/05/trabalho-raso-a-fagocitose-do-novo/
 
REFERÊNCIAS:
Benjamin, Walter (1994). Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo. Brasiliense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s