Marx explica.

Perplexidades.

Pawel-Kuczynski

Líamos Marx como quem olha para nuvens. Estava tudo lá. Uma simples palavra como “fantasia”, no trecho: “A natureza … das necessidades … se ela se origina do estomago ou da fantasia, não altera nada das coisas” elucidava realidades passadas e futuras. Permitia ao devoto explicar desde o estruturalismo até a sociedade de consumo.

Líamos Marx como, na Antiguidade, se leu Virgílio: tirando a explicação de tudo das palavras consagradas na Eneida. Encontrávamos a chave da Máquina do Mundo no Capital, como os cristãos encontravam o destino do dia nos versículos da Bíblia.

Líamos Marx para citar, como se liam as sagradas escrituras, as bulas papais, os Santos Padres e os Doutores da Igreja. Os escolásticos, ao se depararem com divergências entre as auctōritatēs, diziam a fórmula: non sunt adverse, sed diversi. Nós, quando encontrávamos desacordos entre o factual e o Materialismo Histórico, dizíamos a fórmula: “trata-se de outra época, mas no essencial o conceito está correto”.

Líamos Marx para garantir que nada se inventara. Os obstinados que retornam ao Livro para entenderem o que se passa a sua volta são como o ganso do foie-gras: andam à roda porque têm uma das patas pregadas ao chão. Não se exercitam. Regressam sempre ao ponto em que o alimento lhes será empurrado goela abaixo.

No século passado, jovens imberbes, líamos Marx para saber a nossa própria opinião. Muitos, até dentre os Melhores, ainda se prendem ao círculo viciado daquela adolescência.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 -Marx explica. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/05/19/marx-explica/
 
 
REFERÊNCIAS:
 
Marx, Karl (1985). O Capital, critica da economia política. Tradução de Régis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo. Abril Cultural.
Virgilio. (Públio Virgílio Maro) (2004). Eneida. Trad. José Victorino Barreto Feio e José Maria da Costa e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2004Pequenas e variadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s