Pluralismo – O relativismo irrealista.

Ética.

CC588FRUEAAkBYR

O relativismo ético padece de uma contradição fatal. Diz que cada cultura tem a sua própria moralidade e que devemos aceitá-la. Mas não é capaz de determinar os limites do domínio a que se refere.

Para se legitimar, o relativismo teria que primeiro estatuir uma distinção entre o grupo identitário amplo – a sociedade -, e o grupo identitário restrito – a comunidade. Depois, considerar que, mesmo nesse caldo cultural limitado, vários cortes podem seccionar coletividades menores. Os da etnia e os da tradição, são os mais visíveis.

Em seguida teria que distinguir entre os grupos de pertinência e de prestigio. De um lado as congregações às quais as pessoas se filiam involuntária e desinteressadamente, que compreendem a família, os amigos, os colegas e suas extensões, como o clã. De outro, aquelas com os quais as pessoas se identificam ou a que aspiram pertencer por serem revestidas da aura de status, como a da classe econômica, a das profissões, etc. Esses grupos contrastam, se afastam, se justapõem e se superpõem.

Não sendo possível harmonizar noções morais entre consórcios humanos de origem, tradição, intensidade e hierarquia interna diferente – você é primeiro brasileira, militar, carioca, mulher, flamengo, classe média ou católica? – o relativismo caí por déficit de aplicabilidade prática.

Desse desencontro incontornável se origina o ideal pluralista que, ao defender o respeito aos indivíduos e a proteção dos mais fracos de qualquer agregado humano, pode, sem contradição, ser universalizado.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Pluralismo – O relativismo irrealista. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/05/26/pluralismo-o-relativismo-irrealista/
REFERÊNCIAS:
Cf. Perelman, Chaïm (1990) Éthique et droit, Bruxelles, Éditions de l’Université de Bruxelles. In Œuvres de Chaïm Perelman, volume 3, éd. par A. Lempereur.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s