Heurística: A escolha racional e a vida real.

Epistemologia.

depositphotos_223754186-stock-photo-chained-man-to-die-tries

É nulo o valor científico das teorias de escolha racional.

Do lado mental, pesquisadores, como Kahneman, têm recenseado casos de “irracionalismos” (incongruências lógicas). Por exemplo: os indivíduos dão respostas diferentes para a mesma opção binária se a decisão é tomada sob o ângulo das perdas ou dos ganhos.

Do lado material, embora as técnicas de imagem tenham ensejado mapear as regiões do cérebro que guiam o comportamento associado a recompensas, e se tenha construído uma métrica de cálculo do valor atribuído pelas pessoas aos seus objetivos, nada se pode determinar sobre as causas da diversidade de escolhas. Muito menos o que leva a elas.

As tentativas de compatibilizar a psicologia com os processos cerebrais multiplicam as indeterminações. O que parece irracional aos psicólogos e economistas pode (ou não) ser um mecanismo adaptado pelos seres humanos ao longo da sua evolução; pode (ou não) derivar do caráter do indivíduo, da pressão cultural, da opressão societária ou da repressão econômica a que todos estamos submetidos.

Inexiste relação de causa-efeito verificável entre racionabilidade econômica e a vida efetiva. A razão humana dirigida a utilidades pode estimular, desestimular ou ser neutra em relação à descoberta do que ocorre na vida real e à invenção de articulações societárias inovadoras.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 -A escolha racional e a vida real. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/07/14/heuristica-a-escolha-racional-e-a-vida-real/
REFERÊNCIAS:
Gilovich, Thomas; Dale W. Griffin, Daniel Kahneman (eds.) (2009) Heuristics and biases: the psychology of intuitive judgement. New York. Cambridge University Press.
Rouault, Marion (2018). Décision et apprentissage. In, La cognition : du neurone à la société.  Thérèse Collins, Daniel Andler et Catherine Tallon-Baudry (dir.). Paris. Gallimar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s