Tédio e trabalho.

Trabalho.

internet-addiction-newsweek-guy-in-keybaord

O tédio está em nós. É um estado de espírito. Inútil recorrer ao trabalho para nos livrarmos dele. Recairemos no caso das formas narcotizantes de entretenimento: funcionam durante uma quadra reduzida e somente para a monotonia ocasional.

Fernando Pessoa observou que é tão enfadonho não trabalhar como sentir que nada vale a pena, que nada se deseja. Por isso, é difícil darmos uma resposta inequívoca quando perguntados sobre o grau em que o nosso trabalho é tedioso.

Adorno deu o tédio laboral como alienante. Disse que o tempo não trabalhado corresponde à ausência de autodeterminação. Que o management, ao antecipar nossos atos e nossas escolhas, “de-cultiva” a liberdade de conceber modos singulares e pessoais de agir.

É perceptível que após a decaimento do valor do know-how, descartado pela mecanização, e após a perda do savoir-vivre, anulado pelo endomarketing, o trabalho monótono, em que só o previsível ocorre, em que o inesperado não é imprevisível, aos poucos vem degradando os intelectos.

O tédio está ligado ao transcurso do tempo. O que pode nos resgatar do enfado que desanima, aliena e atrofia a mente não é o trabalho maquinal. É a atividade, o propósito, o destino cujo interesse e apelo à vida interior suprimam as horas que passam.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Tédio e trabalho. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/08/18/tedio-e-trabalho/
REFERÊNCIAS:
Adorno, Theodor (2004). Minima moralia: reflexiones desde la vida dañada. Trad. Joaquín Chamorro Mielke. Madrid. Ediciones Akal.
Pessoa, Fernando (2005). Livro do desassossego. São Paulo. Cia das letras.
Svendsen, Lars (2006) Filosofia do tédio. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editores.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s