Curtas e variadas.

Perplexidades.

Birds_on_a_Wire2Depois de Ravel e de Debussy, depois de Karl Kraus e de Valery, as obras extensas passaram a ser percebidas como enfadonhas. As grandes composições julgadas corrosivas e monótonas.

O argumento é de Milan Kundera, quem assim explicou a razão de as obras de maior volume sobrevivem mal: são peças que requerem que se preencham as lacunas entre os momentos de
brilho e beleza com tramas paralelas, descrições, insignificâncias,…

Os artistas que ainda ouvimos e lemos com deleite conseguiram anular as passagens atemáticas mediante o recurso à fragmentação e às variações. Para usar um termo de Aaron Copland, evitaram as “pontes de entulho”. Uniram a diversidade pelos temas. Alcançaram uma forma que não necessita de recheios, de transições, de trechos menores. Cujas partes fluem em sequências inesperadas, como os acontecimentos das nossas vidas. Tiveram êxito em quebrar o princípio da matriz pré-estabelecida. Minaram a convenção. Edificaram o experimental, como disse Hannah Arendt sobre Nietzsche.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 -Curtas e variadas. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/10/06/curtas-e-variadas/
 
 
REFERÊNCIAS:
 
Arendt, Hannah (2003) A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo. Forense Universitária
Copland, Aaron (1939). What to listen for in Music. New York. The McGraw-Hill Book Company, Inc.
Kundera, Milan (2017). Os testamentos traídos. Trad. Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca & Maria Luiza Newlands
Silveira. São Paulo. Cia das Letras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s