A produção como fator do trabalho.

8-cell-simpleFactor, o latim para fazedor, é um termo ambíguo. Significa tanto a fonte, como o canal de um efeito. O trabalho é um fator de produção no sentido de ser um elemento primário na geração de bens e serviços, e, no sentido inverso, de ser um componente necessário ao consumo do produzido. A recíproca é verdadeira: o produzir é um dos fatores que constituem o trabalho. Mas a geração de bens econômicos não é o seu móvel exclusivo. A elevação do espírito, o amparo à comunidade, a busca da autorrealização, a inserção social também levam à trabalhar.

O fator trabalho e a produção de bens econômicos mantém uma relação quantitativamente inversa e qualitativamente direta: diminuindo a quantidade de trabalho, substituído pela tecnologia, o volume da produção tende a aumentar; aumentando a qualidade do trabalho, alimentada pela tecnificação, a qualidade do produzido tende igualmente a aumentar. De modo que a propensão é de que o incremento no trabalho qualificado acarrete a redução da carga horária no esforço humano.

Isso na idealidade. Na prática, as táticas de resistência à degradação do fator trabalho, tais como o incentivo ao emprego, a limitação dos dispositivos robóticos, a contenção da exploração capitalista têm se revelado insuficientes ou inócuas. A apropriação do trabalho alheio e a desapropriação do produto comum, que constituem o lado negro da psique humana e das ideologias econômicas, degrada o trabalhador à condição de subsidiário dos demais fatores: Terra (trabalho servil), Capital (trabalho expropriado), Tecnologia (trabalho instrumentalizado).

De sorte que, diversamente do se prega, o caminho para a o desenvolvimento humano é o da emancipação do trabalho compulsório e não pelo trabalho. Mas não devemos nos iludir com esperanças irrealistas. Lembremos que o destino do escravo liberto, entregue à própria sorte, muitas vezes foi o de morrer à mingua. A Economia tratou de que não sobrecarregasse o sistema que havia esgotado sua humanidade.

UTILIZE E CITE A FONTE.
 
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – A produção como fator do trabalho. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/12/24/a-producao-como-fator-do-trabalho/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s