Insolvência sígnica.

Perplexidades.

Paul_Klee___woher__wo__wohin____1940
Paul Klee – woher? wo? wohin? (de onde? onde? onde? )- 1940

Signo é tudo que significa. Significação é o significado do signo para alguém. Em toda comunidade humana as significações dominam, oscilam, declinam e são esquecidas.

Não está claro, talvez nunca esteja, a forma como a vida social será afetada pelos significados que hoje decaem e pelos signos que emergem.

A web conformou uma sociedade de signos tangenciais, onde as pessoas se relacionam sem se verem; onde a memória dos significados é compartilhada, mas não é coletiva; onde o nosso horizonte de sentido, o espaço-tempo que encerra os elementos dos quais podemos apreender, discutir e hierarquizar objetos, se esfuma no dado e na notícia.

A interculturalidade digital deu suporte a significações vazias. Abstrações de marca, como Ferrari e Prada; conceitos descarnados, como o de desenvolvimento, ou esgotados, como o de democracia; noções indiscerníveis, atulhadas de atributos, como as de bem-estar e de sustentabilidade.

A internet rescindiu a possibilidade de uma narração comunitária das ocorrências. Não é possível pensar e sofrer juntos em um mundo infinito no tempo e no espaço, em que a memória de tudo está eternamente disponível para todos, em que os signos dispersam significados, pulverizando inumeráveis significações.

O temor de que o Ocidente tenha perdido qualquer identidade em meio a babel sígnica não é infundado.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2021 – Insolvência sígnica. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2021/12/29/insolvencia-signica/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s