Heurística – O punctum e o studium.

Epistemologia.

143338651
Roland Barthes

Uma ideia excita nossa mente. Consideramos outra ideia e nada acontece. Uma mancha de cor, uma palavra, um acorde, um algarismo fortuitamente nos afetam. Não sabemos porquê. O evento heurístico não tem origem fora dele que se possa conhecer. É uma centelha, um ponto, que fere a consciência.
Dois termos latinos, recuperados por Roland Barthes, descrevem bem o que não é e o que é o fenômeno heurístico: o studium e o punctum.
O studium é o investimento para entender. É da ordem do gosto, do conhecimento. O punctum é o que toca, fere, punge. É da ordem do espanto, da descoberta, da invenção.
O punctum é o objeto parcial que cintila. Um achado, não uma busca. Não pode ser codificado, por isso recebe um nome a posteriori. O micro-ondas, não se chama aquecedor porque é um aquecedor que não se aquece. O post-it, não é denominado de cola porque é uma cola que não cola, e que, no entanto, cola.
O studium se dá no tempo, é memorável. O punctum se dá no instante, é imemorável. Quando a fagulha heurística nos toca há que permitir que remonte livremente ao intelecto. De outra forma o logos já não estará à-mão. Terá partido para um campo cego, exterior à consciência, ou terá se ocultado, como a palavra que tínhamos na ponta da língua e nos foge; como o verso melhor, que já não podemos recordar.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Heurística – O punctum e o studium. – A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/01/21/heuristica-o-punctum-e-o-studium/
REFERÊNCIAS:
Barthes, Roland (1984) A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s