A alegre degradação dos fatos.

vexel-art-illustrations-16Na forma dos métodos acadêmicos de investigação, o que é considerado factual é uma mera deformação da realidade.

Na vida efetiva, os acontecimentos não se apresentam sob o modo linear de causa-efeito. Nem mesmo são conectados uns aos outros. As ordens metodológicas que dão “representatividade” às investigações verificadoras [hipotético-dedutivas, e indutivas-generalizantes], não passam de constructos. São suposições sobre um sentido e sobre uma direção que a realidade não tem. O fato e o dado, o factum e o dactum, aquilo que foi feito ou o que se deu, são elaborações a posteriori.

Isso tudo é sabido e manifesto. O que também é sabido, mas que se evita comentar, é o pseudo-realismo dos modelos cunhados com base nesses métodos. A mistificação que originam faz com que a realidade deixe de se afigurar como obscura e estranha e se torne uma ficção clara e familiar. A consequência da fraude é a cega euforia das mentes enrijecidas pela mecânica repetitiva dos métodos acadêmicos e o declínio da disposição para descobrir e inventar.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – A alegre degradação dos fatos. – A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/02/09/a-alegre-degradacao-dos-fatos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s