Um empregado é chamado à sala do chefe. As regras macrossociais recomendam que atenda prontamente. Levanta-se, ajeita a roupa e caminha. A secretária o anuncia e o faz entrar. A expressão do chefe é impenetrável.
Os sociólogos adeptos do interacionismo simbólico veem nesse pequeno drama significações: quadros gerados pelas atividades interativas dos agentes, que ajustam suas condutas de modo a produzir um determinado sentido.
O empregado anda em direção à sala do chefe de uma forma em um ambiente com 60 pessoas e de forma diversa em um ambiente com poucos colegas. Cada interação expressa uma lógica particular: gestos e falas que não se repetem.
As condutas têm sentido circunstancial, significados que se perdem, como o apertar de mãos, originário da interdição de puxar a adaga, ou como os primeiros e-mails, que terminavam com ‘atenciosamente’, à semelhança das cartas, e que hoje nem saúdam mais. O nosso comportamento é simbólico, os símbolos sendo veículos da integração que se constitui nas relações sociais.
As significações se estabilizam de modo precário e devem ser continuamente renovadas. Cada cena é lida diferentemente segunda tempo e lugar e se configura por influência recíproca. Não se interage da mesma forma com homens ou mulheres, com velhos ou crianças, em um fábrica ou em um escritório.
Vem a era digital. Perde-se o simbolismo dos ritos e dos papeis Perde-se os saberes acumulados sobre ocorrências de escritório. Mas não há ruptura no habituado, porque a habituação é renovável. Está-se a todo momento em um sítio espaço-temporal ligeiramente diverso. O agente comum encontrará a cada passo sua posição como fator da dinâmica do trabalho, ou mudará de organização, ou de ramo …. ou se retirará. Tudo se transforma, mas a descontinuidade é absorvida pela lenta mutação dos significados.
UTILIZE E CITE A FONTE.
VEJA TAMBÉM:
Interação 01: Durkheim e Simmel – Entre o ator e o agente.
Interação 02: Interacionismo situacionista – a ruptura absoluta.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 -Interação 03: Interacionismo simbólico – a descontinuidade restaurada. – A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – https://hermanoprojetos.com/2022/02/18/interacao-03-interacionismo-simbolico-a-descontinuidade-restaurada/
2 comentários