Heurística – Adeus à memória.

Epistemologia.

h800-4358137zQKUcPD
Maja Lindberg

Sócrates contou a Fedro que o deus Toth ofereceu a Escrita ao Faraó. Esse a recusou, alegando que destruiria a Memória. Ao substituir a recordação por marcas externas, a humanidade perderia o hábito de reconstituir o visto e o vivido, amputando a Imaginação.

Os Gregos da era clássica acreditavam que a anamnese, o desesquecimento, era uma das principais funções da inteligência. Pensavam que sem o aprendizado e o exercício de memorizar a razão decai. Partilhavam a convicção de que a escrita é autoritária, já que impede o questionamento e a correção imediatos. Só o intercâmbio oral, a licença para interromper, como nos diálogos de Platão, poderia avivar o intelecto e encaminhá-lo para o discernimento.

Nós, que dialogarmos com máquinas, desaprendemos a cultivar memórias. Partes essenciais do processo de pensamento – a lembrança e a associação – passaram a acontecer fora da mente, atrofiando o cérebro. Ao perdermos a base para ver além daquilo que pode ser processado, já não admitimos a infinitude das possibilidades. A retificação da memória vem debilitando a faculdade heurística.

Jorge Luiz Borges disse que a cultura de massa é uma máquina de produzir lembranças falsas e experiências impessoais. Tinha razão. A foto, o filme, e a web, fáceis e imediatos, captam e difundem a figura e a forma do mundo. Hoje todos sentem a mesmas coisas e recordam as mesmas coisas, e o que sentem e o que recordam não é o que viveram. Como havia previsto o Faraó.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Heurística – Adeus à memória. –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/03/18/heuristica-adeus-a-memoria/
REFERÊNCIAS.
Piglia, Ricardo (2004) Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo. Cia das Letras.
Platon (1981) Fedro. In Platon, Obras completas (1981). Traducción y notas de Maria Araujo et ali. Marid. Aguilar S.A. de Ediciones.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s