O futuro do desconhecido.

Perplexidades.

4c8cf0c5de93489836186301c51e30b1

“Between the idea
And the reality
Between the notion
And the act
Falls the Shadow”

T.S. Eliot: The Hollow Men, V

Estamos nas nuvens. Não sobre elas, mas no seu interior. Vivemos em um nevoeiro informacional, alimentado por aspersores de insignificâncias e mentiras. O que compreendemos, ou pensamos compreender, está sempre fora de foco e em baixa definição.

Na nuvem digital os juízos são discretos. O colega, o vizinho, o fornecedor são completamente bons ou completamente maus; os computadores funcionam ou não; as instituições são imprescindíveis ou imprestáveis; os outros estão a meu favor ou contra mim. Inexiste nuance ou transição. Nada se altera que não seja radical ou súbito, incluindo as opiniões e os sentimentos. 

Lèvi-Strauss refere à sapiência ameríndia sobre a bruma. De como baixa e obscurece a realidade, desencadeando a mutação e a troca entre os elementos da natureza. A neblina é “… disjuntiva ou conjuntiva … junta extremos (alto e baixo, céu e terra, claro e escuro, ….) e os torna indiscerníveis.” A nebulosidade ensombrece o intelecto. Os seus atributos são a perda de visibilidade, de orientação, de acesso, dos limites, do entendimento.

O nevoeiro não é a escuridão. Na escuridão se fica cego. Dentro da neblina, se vê, mas a curta distância. Cegos, estancamos. Enevoados, avançamos sem cuidar de que para além do modesto círculo do nosso horizonte está o futuro imprevisível. Só a extrema lucidez pode dissipar a sombra borrifada pela mediocridade insinuante.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – O futuro do desconhecido. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/04/01/o-futuro-do-desconhecido/
 
REFERÊNCIAS.
Eliot, T. S. (Thomas Stearns). Poems 1909–1925. London: Faber & Faber, 128. https://archive.org/details/poems19091925030616mbp
Lèvi-Strauss, Claude (1993). História de lince. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo. Cia das Letras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s