Heurística – A concepção e o sonho.

Epistemologia.

Henri_Rousseau_010

O concebível não se confunde com o real. A concorrência perfeita e a socialização irrestrita são concebíveis, mas a tentativa de dar-lhes realidade se revelou uma aventura imprudente e infrutífera.

Os concebíveis isolam a idealidade das influências do Universo. São circulares, já que nossas crenças determinam o que encerram. Os concebíveis não podem alcançar o novo por meio da análise, nem podem concluir sem sintetizar, ainda que não sejam poucos os que passam do fato bruto às certezas definitivas.

Paul Valéry escreveu que o sonho contém saberes que encerram possibilidades. No onírico está a imagem que cultivamos e projetamos do encoberto e do desconhecido. Somente o sonho é trampolim dos saltos heurísticos. Como o sonho verdadeiro, o evento da descoberta ou da invenção é efêmero e circunstancial. Surge sem avisar. Assoma e já evanesce. Lampejos cognitivos e sonhos têm em comum serem breves, intuídos. Serem revelados e não encontrados. Freud viu nos sonhos mensagens externas à razão. Viu, também, que o suporte epistêmico é dispensável ao evento heurístico.

Muito antes de Valéry e de Freud, Pedro Calderón de la Barca escreveu que a vida é sonho e que os sonhos, sonhos são. Não se pode descrever melhor os mistérios do descobrir e do inventar.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Heurística – A concepção e o sonho. –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/04/06/heuristica-a-concepcao-e-o-sonho/

REFERÊNCIAS:
Barca, Pedro Calderón de la (2018). Antología Pedro Calderón de la Barca: La vida es sueño, El alcalde de Zalamea, comentada y revisada. E-Book Kindle
Freud, Sigmund (2019). A interpretação dos sonhos (1900). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo. Cia das Letras.
Valéry, Paul (2016). Le cimetière marin (1920). Paris. Larousse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s