Heurística: Para além do visível – a ilusão do real.

Epistemologia.

franz-von-stuck--head-of-medusaGaston Bachelard disse que o contemplativo possui uma visão da evidência; o teórico, um ponto de vista; o prático, uma perspectiva do mundo e que o explorador deve ser um visionário. Todos pretendem ver melhor e seguro. E, no entanto, padecem do “vício ótico”. São fabricantes de imagens. Nada descobrem, porque só se pode descobrir o oculto. Nada inventam, porque só se pode inventar o que antes era invisível.

Ver claro e nítido não corresponde à biologia humana. Pensamos enxergar completamente, mas há um ponto cego no lugar em que o nervo óptico se une à retina. Pensamos ver totalmente, mas a resolução visual absoluta corresponde a um grau de ângulo. Vemos por extrapolação e síntese. Por isso nossos olhos se movem constantemente.

Na Grécia, Aristóteles havia procurado, sem êxito, corrigir a atribuição da ocularidade às atividades superiores e da manualidade às subalternas. Aos quatro elementos de Empédocles aduziu o éter: a quintessência em eterno movimento, incorruptível, nobre, divina, invisível.

Afligia a Aristóteles, a Bachelard e a muitos outros em várias épocas, que não se notasse que a “realidade” é uma imagem gerada pela mente. Que a visão perfeita é uma ilusão fabricada pelo cérebro. Que a essência da descoberta do mundo e da invenção do novo está em enxergar sem ter visto.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Heurística: Para além do visível – a ilusão do real. –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/04/25/heuristica-para-alem-do-visivel-a-ilusao-do-real/

REFERÊNCIAS:
Aristóteles (2009) Física I e II. Tradução de Lucas Angioni. Campinas. Editora UNICAMP.
Arkan Simaan, Joëlle Fontaine (2003). A imagem do mundo: dos babilônios a Newton. São Paulo. Cia das letras.
Bachelard, Gaston (1970). Le droit de rêver. Paris. Les Presses Universitaires de France.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s