Platônica alienação.

Trabalho.

Platão situa o produzir-para-os-outros na esfera do público. Daí que haja creditado tanto o ponós como o ergon, as denominações gregas mais próximas para o que hoje denominamos ‘trabalho’, à satisfação de necessidades e de exigências alheias. Nem mesmo o detentor da teckné seria o autor ideal da sua obra, uma vez que o propósito e forma eram decididos por quem a consumiria ou usaria. [República L. II, 369 b-e].

Se no domínio da polis todos deveriam ser admitidos, no domínio da praxis só um pequeno número de qualificados podia prescrever, orientar e decidir sobre a forma e o fim do objeto a ser produzido. O feitor-gerente (epitiritís) tratava dos meios de execução, o operador (techníti̱s, agrotis) do processo. A parcela intelectual do trabalho era exclusiva dos que tinham a capacidade de se orientar na fabricação e na agricultura. A habilidade de proceder em tempo e na circunstância oportuna, a argúcia prática (métis) e o zelo com que operava ditavam seu status. [Protagoras 320-321]. Data, portanto, da Grécia clássica, e não de Frederik Taylor, a distinção categórica entre aquele que determina o processo produtivo e aquele que produz.

Nunca saberemos como a alienação foi vivida e sentida naquela época. Mas devemos ter presente que se ninguém provou que a abuso do semelhante é um traço natural do ser humano, ninguém ainda demonstrou o contrário.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Platônica alienação. – A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – https://hermanoprojetos.com/2022/05/20/platonica-alienacao/
 
REFERÊNCIAS:
Platon (1981), Obras completas. Traducción y notas de María Araujo et alli. Madrid. Aguilar S.A. de Ediciones.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s