Torturar Aristóteles.

Trabalho.

Aristóteles jamais apartou o conhecimento da forma (projeto), o conhecimento de como seria possível produzir essa forma (gestão), e o conhecimento sobre como a construir (técnica). Tinha clareza de que um médico teria que ser ao mesmo tempo o projetista, o gestor e o técnico do processo terapêutico (Física, Livro II, 2 -194a 11).

Contrapôs a potência (dynamis) ao ato (energeia). Deu como exemplo da potência, o poder ou capacidade de completar o trabalho (Metafísica Lv. IX; De anima, Lv. II). Pensava que o artesão, o auleta e todos os que criam têm uma atividade (praxis) e uma obra (ergon). Os que não completam uma obra – o escravo, o empregado, o funcionário, os inoperantes – não atualizam o potencial de sua humanidade.

Ao longo do século XX os cientistas sociais teimaram no caminho aberto por Locke e adotado por Hegel e Marx. Sentiram-se na obrigação de reduzir o trabalho à sua vertente conversora. Ignoraram que o trabalho não se limita à “transformação inteligente em forma cooperativa para execução de uma tarefa dada por um usuário ou consumidor”. Contaminadas pelo historicismo, as ciências sócio-humanas fundiram em um mesmo processo o que cabe à natureza (matéria prima), ao mandatário da obra (forma) e ao trabalhador (técnica). Torturaram a sabedoria ancestral para encaixar o trabalho no modelito então em voga.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Torturar Aristóteles. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/06/08/torturar-aristoteles/

 

REFERÊNCIAS.
Cukier, Alexis (2018). Qu’est-ce que le travail ? Paris. Librairie Philosophique J. Vrin.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s