Fontes da filosofia moral: Platônica ignorância.

Ética.

Em várias passagens, Platão advertiu sobre a resistência da Opinião ao conhecimento verdadeiro. Na Alegoria da Caverna, o prisioneiro que escapa de onde só se via sombras do mundo exterior, tarda longo tempo para se familiarizar com a luz do dia e para compreender a multiplicidade do real. Ao cabo, comete a imprudência de voltar e dizer aos antigos companheiros que a realidade é fluida e variada. Uma revelação que não conseguiam aceitar.

Como os prisioneiros que jamais saíram da Caverna, quando a Opinião declara que uma coisa é justa ou é correta, refere a fatos particulares, a ações ou arranjos de heranças exteriores à razão. Não alcança a possibilidade de um Ideal abstrato, que existisse independentemente de se alguém pense nele ou de se o conhecesse. A coletividade age assim porque, como Glauco ponderou, o que enxergou a luz da Verdade, ao revogar o conforto dos demais, é repudiado pelos que preferem continuar na escuridão.

Ao longo da história, o primarismo de fundar a ética em bases empíricas consolidou respostas sem fundamento lógico. As pessoas pouco ilustradas, presas às trevas do estabelecido, seguem entendendo o justo e o certo a partir de entes factuais, presumíveis em algum lugar do espaço e do tempo. O apelo à irreflexão e à convenção perdura. O descrédito e o silêncio que castigam os que propagam a Verdade, também.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Fontes da filosofia moral: Platônica ignorância. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/07/11/fontes-da-filosofia-moral-platonica-ignorancia/
 
REFERÊNCIAS:
Platon (1981). Republica. In Obras completas. Traducción y notas de María Araujo et. Alli. Madrid. Aguilar S.A. de Ediciones.

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s