De abelhas e de tigres.

Trabalho.

Ao longo dos séculos fracassaram as tentativas para explicar o comportamento dos animais. Em grande parte, porque, à exceção de Pavlov, a Ciência os observou como se fossem humanos inferiores. Seguiu a fantasia dos apólogos: Esopo, La Fontaine, Machado, Disney….

Com o advento da etologia, veio a consciência de que a conduta animal é particular a cada espécie e a cada gênero: o repertório cultural dos chimpanzés de um bando da Tanzânia é distinto de outro da Costa do Marfim. Veio a demonstração da vida intelectual dos animais:  pássaros que usam galhos-ferramentas para construir ninhos. Veio a evidência da sua vida emocional: golfinhos que gritam em desespero quando um indivíduo da espécie é maltratado.

Um dos efeitos dessas investigações foi mostrar o quão pouco sabemos sobre aquilo que é próprio da biologia da nossa espécie: a nossa fração zoé. Desde Freud, limitava-se a estudar as pulsões que deveriam ser canalizadas ou recalcadas para que e pudesse viver em sociedade. Mas a etologia mostrou que não é só isso. Há outros aspectos na vida social.

Por esse motivo a ciência está contrastando a variedade de formas de vida animal para tentar esclarecer algumas das nossas condutas. Investiga, por exemplo, o mimetismo. A razão de os sistemas de liderança pregarem como natural um comportamento que é próprio das matilhas e das alcateias, com seus machos e fêmeas alfas. Ou o motivo de trabalharmos em linha, como as cáfilas se, naturalmente estamos mais próximos da dispersão dos bandos simiescos.

As conclusões dessas pesquisas testemunham que várias condutas humanas no trabalho são espelhamentos do observado entre os animais. O que faculta especular sobre a possibilidade de que a Web nos leve a reproduzir os enxames das abelhas. Ou que o isolamento digital venha a desenvolver em nós o comportamento do tigre, que só congrega para acasalar.

Quem sabe?

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – De abelhas e de tigres. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/07/15/de-abelhas-e-de-tigres/
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s