A identidade e a identificação.

Perplexidades.

Os animais têm consciência de si. Sabem que são eles mesmos e não outro. Identificam-se e identificam os semelhantes. Mas teriam consciência reflexiva? Pensariam em si como entes singulares?

E nós? Até que ponto podemos dizer que nos conhecemos? Sabemos de nós biologicamente, a medicina o prova mediante as reações instintivas. Mas como explicamos a nossa psique para nós mesmos? Como apreendemos a nossa identidade?

A representação do mundo e as reações conscientes a ele nos identificam. No entanto não constituem nem explicam a identidade. A consciência de si implica em ter consciência do mundo, isto é, da existência dos outros. Mas a consciência do mundo não implica em ter consciência de si. Um termostato tem consciência do mundo, mas sequer sabe que existe.

A consciência da nossa identidade, ou consciência reflexiva, que em inglês têm termo próprio – “consciouness” -, é a da autorrepresentação; é a da mente que se debruça sobre si, que se fala e que ouve a própria voz. À diferença da identificação, para constituir nossa identidade é necessário cumprir o preceito do templo de Delfos: Gnothi seauton, conhece-te a ti mesmo. Mas esse é um conhecimento que não se adquire espontaneamente; que requer esforço intelectual.

A questão que se coloca no momento é a de saber até que ponto a máquina do mundo, dominada pela Internet, ao rotular nossa identidade, ao nos identificar dispensando a reflexão, faz com que regridamos à condição animal. Em que medida a Web, como exclusiva e intensa consciência do mundo, bloqueia o conhecimento que possamos ter de nós mesmos, dissolvendo as identidades pessoais e homogeneizando as coletivas.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – A identidade e a identificação. –  https://hermanoprojetos.com/2022/07/20/a-identidade-e-a-identificacao/

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s