Pluralismo ético – clarificação.

Ética.

Pode parecer evidente, mas não é despropositado recordar que o pluralismo ético diverge tanto das teorias relativistas, monistas e céticas quanto das práticas solipsistas e altruístas.

Afasta-se do relativismo ao denunciar a ilogicidade da crença de que pontos de vista contraditórios possam ser simultaneamente verdadeiros. Distancia-se do monismo, ao considerá-lo afim da emocionalidade de conceitos como a bondade, beleza ou crueldade.

Difere do ceticismo, que tem como resultante a contraditória platitude de se acreditar no que quer que seja.

Contra a unificação coercitiva ou induzida da moralidade, o pluralismo se alicerça na ideia de que a única forma de superamos os conflitos éticos é de nos pensarmos como espécie. Por isso, em lugar da conversão, propõe a abstenção da crítica meramente teórica; em lugar da tolerância, propõe o assentimento; em lugar da assimilação, propõe a acolhida.

O pluralismo apregoa a conciliação dos valores básicos. Sua universalidade não está em um núcleo teórico, mas na intenção de aliviar o sofrimento humano. Não se trata de um altruísmo.

Ser altruísta é desenvolver em relação a outrem uma atitude de devoção, em que o interesse dos outros vem em primeiro lugar. Também não é um solipsismo. Se no altruísmo o Eu se apaga em proveito do Outro, no solipsismo, o Outro se apaga em proveito do Eu. O ideal pluralista é o de que nem o Eu nem o Outro se apaguem. Que o eles sejamos nós.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Parâmetro e paradigma. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/08/17/pluralismo-etico-clarificacao/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s