Acracia: O anarquismo como ideal.

Perplexidades.

O anarquismo propõe como regime político uma acracia [governo sem líder], em que se integre a agricultura, a indústria e os serviços bem como o controle das informações.

Os anarco-sindicalistas, os anarco-comunistas e os anarco-radicais, enfim os libertários do século XIX tinham em mente uma forma de sociedade altamente estruturada, baseada em unidades orgânicas, em que a economia, as relações sociais, as diferenças individuais, etc. pudessem ser expostas e conciliadas. Uma disposição em que a principal fonte de autoridade emanaria diretamente do povo.

Em que pese o caráter idealista, o regime acrático é realizável. Nas experiências históricas – notadamente a da Comuna de Paris e a da República Espanhola – a produção continuou, os trabalhadores geriram os seus próprios negócios nos campos, nas fábricas, nos serviços, no comércio e nas diversas instâncias da administração pública. Isso sem a verticalidade autoritária, fundamento dos sistemas comunista, socialista, liberal, de mercado, etc.

A acracia também foi praticada nos esquemas de autogestão da antiga Iugoslávia e de kibutzim em Israel na segunda metade do século passado. Não chegou a perdurar ou a prevalecer porque, sabotada pelos regimes totalitários e pelas democracias representativas, foi degradada em ideologia disruptiva, em socialismo assembleísta, quando não em um isolacionismo solipsista.

As acracias são lentas, operacionalmente complexas e falhas. Mas atendem à proposição anarquista, que para além de uma ideologia, é uma doutrina determinada pela aversão a qualquer instituto que não seja oriundo do consentimento e do consenso. Um ideal que configura um norte, não uma bússola.

REFERÊNCIAS.
Chomski, Noan Abrham (2004) Notas sobre o anarquismo. Trad. Felipe Correa, Bruna Mautese, Rodrigo Rosa, Pablo Ortellado. São Paulo. Editora Imaginário – Sedição Editorial.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – Acracia: O anarquismo como ideal. –  https://hermanoprojetos.com/2022/09/28/o-anarquismo-como-ideal/
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s