Heurística – A experiência e o experimento.

Epistemologia.

Você não pode dormir. Você só pode acomodar-se para dormir. Você não pode ser feliz. Você só pode predispor-se a ser feliz. Você não pode descobrir ou inventar. Você só pode abrir a mente para descoberta e para a invenção. Tudo o que você pode fazer é construir uma atitude propícia ao sono, à felicidade, ao evento heurístico. Uma disposição, não um método, que é particular para cada pessoa em sua época e circunstância.

A atitude favorável ao êxito heurístico, a franquia do intelecto para o tentame, para o sonho, para o incomum, difere daquela do experimento. Mero verificador dos fenômenos, o experimento, como qualquer processo regular, requer uma estratégica, um método e um cuidado específico. O inverso do que é propício à descoberta ou à invenção.

Se alguém pretende recuperar a chave que caiu na poça, espera e olha à distância. Evita o movimento que turva a água. Três as condições de qualquer experimento científico turvam a água repousa o incógnito: 1) que o experimentador possa manipular à vontade as variáveis necessárias a produzir o fenômeno de interesse; 2) que as variáveis possam ser isoladas umas das outras; 3) que a manipulação e seus efeitos possam ser reproduzidos. Procedimentos esses que impedem que a mente alcance o extraordinário.

Na medida em que a descoberta e a invenção são singulares, todo experimento é necessariamente posterior ao evento heurístico, para o qual não há limite nem epistemologia, mas liberdade e confiança. Aquele que segue um método, às vezes descobre como o mundo funciona. Mas só por acaso descobre como deveria funcionar ou chega a inventar um mundo novo.

 

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Heurística – A experiência e o experimento. –  A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/10/21/heuristica-a-experiencia-e-o-experimento
 
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s