Fontes da filosofia moral: Humboldt – O individualismo libertário.

Ética.

Wilhelm von Humboldt (Potsdam, 1767 – Berlim,1835), filósofo, linguista, gestor público, criador do sistema de ensino superior alemão foi um dos mais influentes pensadores do século XIX.

Ao discutir os princípios que devem orientar a formação moral da sociedade, Humbolt descartou a modelagem do ser humano, proposta por August Comte, a prepotência do Estado ordenador, agenda obrigatória do socialismo, e a exploração do homem pelo homem, cerne do liberalismo capitalista.

Para Humboldt, o que não emerge do livre-arbítrio ou o que se constitui apenas como resultado da instrução, priva o ser humano das características da sua espécie. Somente a liberdade individual nos coloca acima dos animais e nos diferencia da simples máquina.

Humbolt foi pioneiro ao sustentar que os grilhões sociais devem ser substituídos por laços afetivos e que o trabalho deve ser livremente empreendido. Não obstante ter inspirado a doutrina educacional do positivismo e a John Stuart Mill, quando esse se opôs à intervenção do Estado na vida coletiva, é dele a ideia, adotada pelo jovem Marx, de que o trabalho sem regulação permite que o ser humano seja fisicamente consumido e mentalmente rebaixado.

A voz de Humboldt atravessou os séculos. Ainda merece ser ouvida quando adverte que a burocracia estatal, o trabalho assalariado, a competição, o produtivismo e o consumismo incitam o que há de pior no ser humano.

UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Fontes da filosofia moral: Humboldt – O individualismo libertário. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/10/26/fontes-da-filosofia-moral-humboldt-o-individualismo-libertario/

 

REFERÊNCIAS.
Humboldt, Wilhelm Von (2004). Os limites da ação do Estado. Tradução de Jesualdo Correa. Rio de Janeiro. Topbooks.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s