Tecnologia – Futilidade total ponderada.

Nota.

Uma pesquisa da Maryland and Delaware Enterprise University Partnership sobre o uso do tempo de empregados de colarinho branco identificou o número de minutos que as pessoas desperdiçam em atividades improfícuas a cada dia de trabalho. Baseados em uma amostra de 5.000 funcionários de escritório nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, chegaram a uma estimativa de tempo de vida de “futilidade total ponderada” (wtf).

Uma síntese dos elementos formadores do indicador:

A correção de erros de digitação leva em média 20 minutos por dia de cada trabalhador de colarinho branco, o equivalente a 180 dias, ou meio ano, em uma carreira de 45 anos. Algumas palavras são digitadas incorretamente com tanta frequência que, sozinhas, podem desperdiçar dias da existência do executivo médio. Meses são perdidos tentando lembrar senhas, digitando-as incorretamente ou atualizando-as. O tempo de vacância, perdido esperando que algo aconteça, eliminando janelas, rejeitando solicitações de atualização, apagando anúncios, pausando reprodução automática, organizando arquivos, excluindo e-mails, recuperando textos não-salvos juntas, etc. consomem de seis meses a um ano de vida laboral. Para se ter uma ideia, Shakespeare escreveu “Rei Lear” no tempo que um trabalhador de escritório médio gasta mudando o tamanho das fontes durante sua carreira.

Esses dados não incluem as reuniões online, sabidamente as mais inúteis experiências de gasto do tempo. Se incluíssem, provavelmente wtf ultrapassaria três anos.

 
REFERÊNCIA:
Bartleby “Work, the wasted years” Business section. The Economist, edição de 18 de junho de 2022.
UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry (2022). A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensar – https://hermanoprojetos.com/2022/11/14/tecnologia-futilidade-total-ponderada/

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s