Fontes da filosofia moral – Parfit: a ética do descuido de si.

Ética.

A ética da impessoalidade foi revivida nos já distantes anos 1990. Nessa época, Derek Parfit (Chengdu, China, 1942 – Londres, 2017), professor em Oxford, filósofo, historiador e fotógrafo arquitetônico retroagiu no tempo. Advogou em favor da escolha racional como fundamento da conduta ética.

Adotando as teses do absolutismo kantiano e do consequencialismo utilitarista, Parfit defendeu que endossássemos a impessoalidade como fundamento moral, ainda que as consequências pudessem ser paradoxais e dolorosas. Contra a corrente dominante – de então e de agora – negou valor às teorias éticas que repousam sobre concepções da identidade pessoal autocentrada. Argumentou que as teorias fundadas na individualidade são filiadas às religiões, o que faz com que confundam ideologia e moral.

O mais conhecido trabalho de Parfit discute futuros possíveis para o mundo. Mostra, convincentemente, que tanto os padrões médios quanto os padrões de utilidade levam a resultados individuais e coletivos indesejados. Conclui que o que importa não são as identidades, mas a continuidade e a conectividade com o mundo circundante.

Tudo que Parfit escreveu é discutível. O que não invalida o duplo legado que dele nos chega. O da contestação dos conceitos indetermináveis da psicologia como base para a conduta ética e o da afirmação da neutralidade necessária ao progresso do intelecto e ao equilíbrio nas relações interpessoais. Ambos argumentos nutrem ramificações do meridiano que dá sustentação à ideia do pluralismo ético.

 

REFERÊNCIAS:
Parfit, Derek (1984) Reasons and persons. New York. Oxford University Press.
Suikkanen, Jussi, John Cottingham (Ed). (2010). Essays on Derek Parfit’s on What Matters. New Jersey, Wiley-Blackwell.
UTILIZE E CITE A FONTE.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry, 2022 – Fontes da filosofia moral – Parfit: a ética do descuido de si. A Ponte: pensar o trabalho, o trabalho de pensarhttps://hermanoprojetos.com/2022/11/21/fontes-da-filosofia-moral-parfit-a-etica-do-descuido-de-si/

Publicidade

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s