Notas

Efeméride.

Perplexidades & Filosofia.

hegelEm Stuttgart, neste dia 27 de agosto, mas de 1770, nascia Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

O ano de 2016 marca o bicentenário do seu ingresso como professor em Heidelberg. Hegel tinha 46 anos e já havia publicado a Fenomenologia do Espírito e a Ciência da Lógica.

As datas devem ser comemoradas com discrição e recato.

(mais…)

Anúncios

As novas galés.

Trabalho & Produtividade.

Img 3 _MG_0507

As galés eram embarcações de guerra. Havia de vários feitios. As galés ditas sutis não tinham porões.  As galés grossas e as bastardas dispunham de vários conveses. Todas possuíam velas, mas a principal força motriz eram os condenados, que cumpriam suas penas acorrentados aos remos.

O sistema de trabalhos forçados nas galés durou até chegada da navegação à vela no século XVI. No Brasil este tipo de apenamento só foi abolido pela constituição de 1891, dando lugar a outras modalidades de punição. Em todo o mundo os galés tardaram a desaparecer e deixaram rastros.

Em meados do século XX o trabalho burocrático, o trabalho operário e o trabalho comercial ainda guardavam características da servidão nas galés. Houve, então, a promessa de uma libertação definitiva. A esperança de que a tecnologia digital viria a nos emancipar dos grilhões do emprego, inaugurando uma época de trabalho partilhado, autônomo, intelectualizado. As estruturas rígidas de produção dariam lugar a relações colaborativas. A fluidez da informação anularia a contabilidade de processos, tempos, movimentos, certificações. A qualidade, a inovação, a customização seriam os novos parâmetros de avaliação. (mais…)

Por que tantos negócios copiam o modelo do Uber?

Notícias & Almanaque.

Motoristas do Uber em São PauloDeu na Exame.com por Mariana Fonseca.

Uma empresa com menos de dez anos já vale mais do que seus concorrentes. Poderia ser mais um caso recorrente no mundo do empreendedorismo, se não fosse o fato de que os competidores são nada menos que impérios criados no começo do século passado.

Criada no auge da crise econômica da 2008, uma startup chamada Uber se tornou um negócio avaliado em mais de 60 bilhões de dólares, superando empresas como Ford e General Motors. Isso sem comprar nenhum carro que aparece na tela do celular.

O Uber não apenas modificou o setor de transportes individuais, mas se tornou o símbolo maior de uma mudança na forma de nos relacionarmos com os serviços que nos rodeiam. E há muitos empreendedores querendo aproveitar essa inovação no modelo de negócio para se tornarem pioneiros em seus setores. (mais…)

Ocasionalismo – o que é?

Ética & Credibilidade.

ocasionalismoOrigem

O termo deriva do latim occidere, cair, como o cair do sol (o ocaso), o lugar onde o sol se põe (o Ocidente), o que recai conforme a circunstância (o caso) ou a oportunidade (a cadência).

O ocasionalismo é uma concepção do filósofo francês Nicolas de Malebranche (Paris; 1638-1715), décimo terceiro filho do conselheiro de Luiz XV, rei de França.

Destinado ao sacerdócio, sem para isto ter vocação, Malebranche dedicou-se aos estudos eclesiásticos de má vontade. (mais…)

Tédio no trabalho.

Notícias & Almanaque.

Deu na BBC News por Alex Morrison, Alex Therrien e Emma Aileso.

Francês pede mais de R$ 1 milhão em indenização por ‘tédio’ no trabalho.

Nada de horas extra, problemas com férias ou outras questões trabalhistas. Um trabalhador francês está processando a empresa onde trabalhava por um motivo bem menos comum: tédio.

(mais…)

A categoria trabalho?

Trabalho & Produtividade.

Ensaio publicado na Revista ADM.MADE.

O propósito deste artigo é o de verificar a propriedade da expressão “categoria trabalho” na determinação e no esclarecimento do objeto /trabalho/.

Trata-se de uma análise conceitual do termo “categoria” quando em conjunção com o referente. Do texto consta o exame da expressão em três instâncias: a lógico-filosófica, a da determinação categorial e a da qualificação do objeto.

A análise conclui por apontar a indeterminação teórica da expressão nas três instâncias examinadas e, como decorrência, pela inadequação técnica da sua aplicação às ciências de gestão.

Clique aqui para acessar o artigo completo.

UTILIZE E CITE A FONTE.

O que é compreender?

Epistemologia & Método.

[Dilthey.jpg (16k)]

A epistemologia deve muito ao filósofo alemão Wilhelm Dilthey (1833 – 1911) que procurou fundamentar o que batizou de “ciências do espírito” para explicar a vida e a sociedade. Foi Dilthey quem rompeu os laços que prendiam ao kantianismo, ao demonstrar que as verdades têm uma história e que o sentido do mundo e de si mesmo é dado e mudado pelo homem na sua trajetória pela vida.

Atônito ante a inépcia dos seus contemporâneos, Dilthey recuperou o pensamento filosófico desde o Renascimento, e aplicou um arsenal inteiramente renovado de conceitos ao conhecimento do humano. O conceito que mais influência exerceu e exerce é o do verbo “compreender”. (mais…)

O executivo e o conatus de Spinoza.

Perplexidades & Filosofia.

O executivo contemporâneo, premido pela competitividade impositiva, vê-se constrangido a anular sua identidade na tentativa de ser mais do que o outro, de ocupar um lugar ao sol no lúgubre pináculo corporativo.

Dente da engrenagem desatinada em que as metas são ditadas unicamente pelos interesses menores de poder (liderança), de riqueza (salários e bônus), de status (a duvidosa respeitabilidade dos bem sucedidos), vê-se impelido a defraudar o tempo e o estatuto da introspeção. (mais…)

Suécia testa reduzir jornada de trabalho para 6 horas.

Notícias & Almanaque.

Deu no NYT por Liz Alderman.

aaca1af4-44d8-4cb6-b2c9-8170f77d1424.jpg

Matthias Larsson diz que a mudança para a jornada de seis horas aumentou sua eficiência e deixa que ele aproveite mais tempo com os filhos.

Arturo Perez voltava para casa exausto de seu trabalho como cuidador no lar de idosos Svartedalens. As oito horas diárias o consumiam e o deixavam com pouco tempo para passar com seus três filhos.

No entanto, a vida de Perez mudou quando Svartedalens foi selecionada para participar de um experimento. Em 2015, os funcionários passaram a trabalhar seis horas por dia, sem qualquer redução salarial. A medida teve por objetivo aumentar o bem-estar dos funcionários. Perez disse que hoje está cheio de energia, e os moradores do asilo falam que o atendimento que recebem melhorou. Perez comentou: “Um trabalhador contente é um trabalhador melhor”. (mais…)

Brasil é último em ranking de criação de emprego da OCDE.

Notícias & Almanaque.

Segundo relatório, país terá, em 2016, maior saldo negativo (quando demissões superam contrações ) – de 1,6% – entre 44 nações pesquisadas.

Deu no G1 por Daniela Fernandes de Paris para a BBC Brasil:

Em razão da crise econômica, o Brasil deve ter, em 2016, o pior desempenho na criação de empregos na comparação com outros 43 países, de acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta quinta-feira (7).ha_vagas copy

Desemprego fica em 11,2% no trimestre encerrado em maio

Segundo o relatório, o Brasil deve registrar um saldo negativo de empregos (quando as demissões superam as contratações) de 1,6% neste ano, enquanto nos países da OCDE a previsão é de crescimento de 1,5% dos postos de trabalho em 2016. (mais…)

8 horas por dia? Nem pensar.

Trabalho & Produtividade.

Sobreviver ao trabalhoA jornada de trabalho de oito horas é ultrapassada e ineficiente para a rotina de trabalho. Se você quer ser mais o produtivo possível, é melhor procurar outras formas.

O período de oito horas foi criado durante a Revolução Industrial. O objetivo era extrair o máximo de sobretrabalho, cortando (na época se trabalhava cerca de 14 horas por dia em média) e controlando o máximo de rentabilidade do esforço do corpo humano.

Como o esforço rentável (para as organizações) não é mais o do corpo, mas o da mente, as tais 8 horas não fazem mais sentido.

Veja os estudos da Universidade de Toronto e do Draugiem Group sobre o tema aqui.

UTILIZE E CITE A FONTE.

Orwell e o crepúsculo do estamento impudente.

Ética & Credibilidade.

George Orwell photo portraitEm 25 de junho de 1903, há 113 anos, nascia em Motihari, Índia, Eric Arthur Blair.

Aventureiro, militante socialista, escritor e ensaísta, Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell, foi uma pessoa singular. Viveu o que pregou e pregou o que viveu.

Filho de uma família da elite da era vitoriana estudou em Eton. Para entender e escrever sobre as classes mais pobres, morou em favelas, trabalhou como operário e como mineiro. Viu de perto, como policial em Burma e como soldado na guerra civil espanhola, o descaso com os miseráveis e a derrota dos ideais mais nobres. (mais…)

Pesquisa lista 10 atividades ‘bizarras’ que profissionais fazem no trabalho.

Notícias & Almanaque.

3 em cada 4 empregados perdem duas ou mais horas com distrações.
Artesanato e decorar a mesa estão entre as atividades estranhas.

Deu no G1:

Colegas sem noção - fala alto (Foto: Arte/G1)Pesquisa do CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, mostrou que três em cada quatro empregados (75%) perdem duas ou mais horas do dia com distrações. Outros 43% disseram que perdem até três horas por dia.

O CareerBuilder listou 10 atividades, no mínimo, estranhas, que profissionais fizeram e ainda fazem no ambiente de trabalho. Fazer um álbum de recortes, trabalhar no projeto do filho com macarrão cru e levar gatos resgatados para o escritório foram algumas das situações citadas. (mais…)

A ordem do querer dizer.

Epistemologia & Método.

coruja

A previsibilidade do entendimento e da internalização dos signos é uma aspiração que está longe de ser alcançada. O que está fora de alcance não é somente a complexidade da mente humana, mas a sintetização computacional das interações sígnicas. Por mais que os devotos das epistemologias em vigor insistam, a equalização do processo de entendimento esbarra no distanciamento entre a recepção do percebido e sua compreensão. (mais…)

Esquecendo o futuro.

Trabalho & Produtividade.

Editora Globo

Ilustração Indio San

O que está por acontecer corresponde diversamente ao futuro e ao porvir.

O futuro é o que ocorrerá dado o que sabemos sobre o passado e sobre o presente. O porvir (o que está por vir). É o sentimento informado (Derrida) de que haverá sempre na nossa vida o advento do impensado, o aparecimento do Outro, o que inclui a chegada outro em nós, as alterações do ego, que não antecipamos. (mais…)

Texto da abolição da escravatura é leiloado por US$ 2,4 milhões nos EUA.

Notícias & Almanaque.

Documento foi assinado por Abraham Lincoln em 1º de fevereiro de 1865.
Trata-se de um dos 14 exemplares assinados pelo ex-presidente americano.

Deu no G1:

O texto da 13ª emenda da Constituição americana, assinada em 1865 por Abraham Lincoln, que aboliu a escravatura nos Estados Unidos, foi adquirido por US$ 2,41 milhões (R$ 8,63 milhões) em um leilão da Sotheby’s, em Nova York.

Documento foi assinado por Abraham Lincoln em 1º de fevereiro de 1865 (Foto: Jewel Samad/AFP)

O documento, leiloado na quarta-feira (25), foi assinado por Lincoln em 1º de fevereiro de 1865, algumas semanas antes de seu assassinato em 14 de abril, e pouco mais de dois meses antes do final da Guerra da Secessão. (mais…)

Kant: trabalho criativo ou vazio existencial

Perplexidades & Filosofia.

kantNa Antropologia (2006), Kant deixou escrito que a partir do momento em que tomamos consciência do tempo que passa sobrevém o horror ao vácuo (horror vacui), a sensação da morte lenta, da vida que se esvai.

É o sentimento de vacuidade que nos faz procurar as diversões, os prazeres, os passatempos, os jogos, a sociabilidade inócua. Mas logo nos damos conta que o desperdício do tempo vital não o substitui.  O ser humano preenche sua vida através de ações e não através de distrações. No lazer, na ociosidade, experimentamos uma “falta de vida”. (mais…)

Tente outra vez.

Almanaque & Epistemologia.

Untitled1.png

UTILIZE E CITE A FONTE.
Beckett, Samuel(1984). Worstward Ho. New York. Grove Press.


Demissão por justa causa.

Notícias & Almanaque.

Empregado pode receber advertências por comportamento indevido. Furto de comida da geladeira também pode causar dispensa.

Deu no G1:

fires

Lesar a empresa, divulgar informações confidenciais do trabalho e cometer ações contra a segurança nacional são algumas das situações que podem levar à demissão por justa causa do trabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê algumas situações em que o profissional pode ser demitido dessa forma. (mais…)

O filósofo e maman.

Epistemologia & Método.

Francoise.jpgNo Domingo de Ramos de 1728, fugindo do duro sistema de ensino a que era submetido na sua Genebra natal, Jean-Jacques Rousseau, foi acolhido pela baronesa Françoise-Louise de Warens, que à época, por razões não muito claras, auxiliava o padre Monsieur de Pontverre na conversão de jovens protestantes.

Os três anos que passou na maison de Charmettes, na Savoia, usufruindo os favores de Mme. de Warens, a quem Jean-Jacques traçava amavelmente – ela com 29 anos, ele com 16 – e a quem, freudianamente, chamava de “maman”, foram os da sua conversão, os de seu adestramento existencial e os da sua formação filosófica. (mais…)